BRASIL – Megablocos agitam pré-carnaval carioca com megadesfiles e operação de limpeza intensa da Comlurb.

O primeiro desfile de megablocos no pré-carnaval carioca aconteceu neste sábado (20), com a presença do Carrossel de Emoções, que reuniu milhares de foliões na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, desde as primeiras horas da manhã. O bloco resgatou sucessos dos anos 2000 em ritmos modernos de samba, ‘funk’, pagode, entre outros. Amanhã (21), o megabloco Chá de Alice promete trazer a cantora baiana Daniela Mercury, com concentração marcada para às 7h no mesmo local.

Para garantir a limpeza após os blocos de rua, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou uma megaoperação com cerca de 300 garis no sábado e no domingo. Além disso, a companhia disponibilizou 600 contêineres na área de concentração e no percurso das agremiações para o descarte correto de resíduos. Para deixar os locais mais agradáveis após a limpeza, a Comlurb contará com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada doados pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur).

Durante o carnaval de rua de 2023, foram utilizados 800 litros de essência de eucalipto, e a expectativa é de que esse número aumente em 2024. Para os dias com o maior número de blocos, a Comlurb colocará nas ruas um efetivo total de 2.450 garis e disponibilizará até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração das agremiações. Além disso, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

As equipes do Lixo Zero também estarão nas ruas durante todo o carnaval para coibir comportamentos inadequados, como urinar em via pública e jogar pequenos resíduos nas ruas. Quem for flagrado com essas atitudes receberá multas conforme as leis de limpeza urbana.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) marcará presença nos desfiles dos megablocos com a equipe de aguadeiros, que disponibilizará água potável para os foliões em pontos fixos na região central da cidade. A estrutura contará com um caminhão-pipa com capacidade de armazenar 10 mil litros de água potável, 40 bombonas para matar a sede dos foliões, e aguadeiros servindo água gelada gratuitamente.

Assim, as medidas de limpeza e hidratação durante os desfiles dos megablocos visam a garantir um carnaval mais seguro e confortável para os foliões e para o meio ambiente.

Botão Voltar ao topo