MACEIÓ – Operação Línguas Sujas fecha 92 ligações clandestinas de esgoto em Maceió, reduzindo a poluição nas praias em um ano.

A Prefeitura de Maceió está comemorando o sucesso da Operação Línguas Sujas, um programa que visa identificar e fechar ligações clandestinas que despejam esgoto diretamente na rede de drenagem da capital. Em apenas um ano de execução, o programa já fechou 92 dessas ligações ilegais, reduzindo significativamente a ocorrência de línguas sujas nas praias de Maceió.

O despejo irregular de rejeitos dentro das galerias vinha causando a contaminação das praias da cidade, prejudicando tanto os moradores locais quanto os turistas que frequentam a região. As ligações clandestinas estavam despejando esgoto diretamente nas galerias de águas pluviais, que levam a água da chuva para o mar, resultando na contaminação da orla marítima.

A Operação Línguas Sujas é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que intensificaram seus esforços para combater essa prática ilegal. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, o programa desempenhou um papel crucial na melhoria da qualidade de vida da população e dos turistas que frequentam a orla, combatendo a poluição visual e a degradação urbana causadas pela prática irregular.

Além do fechamento das ligações clandestinas, a operação também envolveu inspeções em 599 bocas de lobo, 238 poços de visita e 1.038 galerias celulares, identificando e corrigindo todos os pontos de irregularidade ao longo de seu período de execução. O coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, destacou que diversos pontos críticos, como a saída de galeria do sistema de drenagem da Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca; Feirinha do Artesanato, na Pajuçara; e na Avenida Pilar, no bairro Cruz das Almas, tiveram uma significativa redução no surgimento de línguas sujas.

Os números impressionantes da Operação Línguas Sujas demonstram o compromisso da Prefeitura de Maceió em promover a preservação ambiental e garantir a qualidade de vida da população. A ação também reforça a importância de programas de fiscalização e combate à prática ilegal de despejo de esgoto, mostrando que é possível reverter danos ambientais e proteger as belezas naturais da cidade.

Botão Voltar ao topo