ALAGOAS – “Samu promove palestra sobre saúde mental e atividades físicas para servidores em campanha do Janeiro Branco”

Em comemoração ao Janeiro Branco, campanha voltada para a conscientização sobre a saúde mental, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu uma série de atividades para os servidores nesta quarta-feira (24). A iniciativa incluiu uma palestra sobre a importância do cuidado com a saúde mental, momentos de ventosaterapia e ginástica laboral.

O psicólogo Carlos Eduardo de Couto foi o responsável por ministrar a palestra, abordando a importância do cuidado com a saúde mental em diferentes ambientes, incluindo a família, o trabalho e as amizades. Couto ressaltou a importância de manter a paz, a tranquilidade, o bem-estar e a qualidade de vida, especialmente em ambientes estressantes como os atendimentos de urgência e emergência.

Durante a palestra, o psicólogo enfatizou a importância de práticas como a meditação, a apreciação da vida, da natureza e da música, além da prática de atividades físicas, leitura e aceitação das imperfeições. De acordo com Couto, a construção da felicidade requer prática, dedicação e tempo, além do perdão dos fracassos e da gratidão.

Além da palestra, os servidores participaram de dinâmicas, como a ginástica laboral, orientada pela professora de Educação Física Aureliana Gomes. Durante a atividade, foram demonstrados diversos movimentos corporais que podem ser realizados no ambiente de trabalho para amenizar o estresse e a tensão do dia a dia.

Outro destaque foi a ventosaterapia, uma técnica realizada pelo enfermeiro Ícaro Sampaio Omena, especialista nessa prática. A terapia consiste em um tratamento natural, seguro e ideal para filtrar, decompor e expelir toxinas e sangue residual do organismo.

A psicóloga do Samu, Amália Jambo Muniz Falcão, enfatizou a importância de proporcionar uma escuta qualificada aos profissionais envolvidos no contexto das urgências e emergências pré-hospitalar, visando minimizar o sofrimento e a forma como cada um reage diante das situações de crise e estresse.

A iniciativa do Samu em promover essas atividades em alusão ao Janeiro Branco reflete a preocupação com a saúde mental dos servidores, destacando a importância do autocuidado e do bem-estar em ambientes de alta pressão e estresse.

Botão Voltar ao topo