BRASIL – Senadores de oposição se reúnem com presidente do STF para contestar ordem de busca e apreensão contra deputado.

Na tarde de quarta-feira, senadores de oposição se reuniram com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para expressar seu descontentamento em relação à ordem de busca e apreensão emitida pelo ministro Alexandre de Moraes contra o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

A ação que motivou a reunião ocorreu na semana passada, quando Carlos Jordy foi alvo de uma fase da Operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal. Esta operação tem como objetivo identificar os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Durante o encontro, o senador Rogério Marinho, que é do mesmo partido de Carlos Jordy, contestou a busca realizada contra o deputado, ressaltando que Jordy ocupa o posto de líder da oposição na Câmara dos Deputados. Marinho foi acompanhado por outros senadores, como Hamilton Mourão, Izalci Lucas e Márcio Bittar.

Segundo Marinho, “A busca e apreensão que foi feita contra o deputado Carlos Jordy não foi contra o deputado, foi contra o líder da oposição na Câmara. Nós esperamos que isso não seja um padrão e não haja banalização dessa situação. Nós não acreditamos que ninguém está acima da lei. Todo mundo pode e deve ser investigado se houver algum indício. Nós estamos discutindo a forma. A Constituição precisa ser cumprida”.

Durante a reunião, os senadores também defenderam a saída de Alexandre de Moraes da relatoria dos processos oriundos das investigações do 8 de janeiro. Eles citaram uma entrevista na qual Moraes afirmou que um dos objetivos dos atos era enforcá-lo em praça pública.

Após ser alvo das buscas da PF, Carlos Jordy negou a existência de mensagens que o incriminassem em relação ao 8 de janeiro, afirmando que “Não tem nada que possa me incriminar em relação ao 8 de janeiro. Vocês nunca vão encontrar nenhuma mensagem”.

O deputado também reforçou suas alegações nas redes sociais, afirmando que a busca contra ele é uma “medida autoritária e sem fundamento, que visa a perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”.

A reunião com Barroso teve como objetivo expressar a preocupação dos senadores com as recentes ações no âmbito da Operação Lesa Pátria e buscar apoio no STF para contestar a conduta de Alexandre de Moraes. As declarações dos senadores mostram uma clara divisão de opinião em relação às ações do ministro do STF e à própria operação.

Botão Voltar ao topo