O planejamento estratégico foi elaborado de forma participativa, levando em consideração os anseios dos servidores e os pleitos da sociedade alagoana. Durante a apresentação, os gestores da Secretaria da Fazenda traçaram desafios e medidas aplicáveis que visam facilitar o dia a dia de trabalho dos servidores, aprimorar o atendimento ao contribuinte e agilizar os serviços prestados ao cidadão alagoano.
A metodologia empregada na construção do planejamento baseia-se em quatro grandes etapas: análise, formulação da estratégia, desdobramento e gestão. O objetivo é compreender o ambiente no qual o órgão está inserido, atuar no conjunto de ações que materializam a estratégia no dia a dia das unidades e monitorar sistematicamente a estratégia para garantir o alcance das metas estabelecidas.
Segundo a secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, o Planejamento Estratégico ajudou a definir uma direção para o órgão, destacando a prioridade nos resultados como ponto-chave para o planejamento estratégico. Ela frisou a importância de monitorar os grandes projetos, elencando os pontos prioritários e priorizando, desdobrando e acompanhando as ações.
Na área do Tesouro, o objetivo é avançar na transformação digital, buscando ser uma referência em excelência operacional e promovendo o equilíbrio das contas públicas. Já em relação à Receita, pretende-se realizar o monitoramento fiscal de forma a fomentar a gestão de risco e conformidade, aumentar a arrecadação tributária e aprimorar a relação fisco-contribuinte de forma moderna e inclusiva.
A Gestão Interna da Secretaria da Fazenda almeja fortalecer as capacidades de gestão de conhecimento, competências e qualificação, além de promover a excelência operacional por meio de inovação e modernização. A proposta geral é que todo o trabalho desenvolvido pelos servidores impulsione mudanças positivas e o crescimento sustentável da Sefaz-AL.
Durante a apresentação do planejamento estratégico, a Tecnologia da Informação da Sefaz-AL mostrou que visa disponibilizar soluções tecnológicas que aprimorem e ampliem a atuação do órgão junto à sociedade e ao governo, buscando maior inovação e facilidades na prestação de serviços à população.