Segundo a assessoria da ministra, após receber atendimento no HRAN, Sônia Guajajara está em processo de recuperação e passa bem. No entanto, por precaução, será internada em São Paulo, onde passará por uma série de exames. O ministério não divulgou mais detalhes sobre o quadro clínico da ministra.
Como consequência, todas as agendas previstas para sexta-feira e o fim de semana tiveram que ser canceladas. A assessoria de imprensa do Ministério dos Povos Indígenas informará oportunamente sobre o local de internação e fornecerá boletins médicos sobre o estado de saúde da ministra.
Sônia Guajajara é uma importante liderança indígena e sua atuação à frente do Ministério dos Povos Indígenas tem sido pautada pela defesa dos direitos e interesses das comunidades tradicionais. Sua internação em São Paulo para realização de exames levanta preocupações sobre a saúde da ministra e sua continuidade à frente da pasta.
A questão da saúde indígena no Brasil é uma pauta sensível e a internação da ministra Sônia Guajajara ressalta a importância de garantir atendimento médico adequado às populações indígenas, que frequentemente enfrentam desafios de acesso à saúde.
É importante aguardar informações oficiais sobre o estado de saúde da ministra e torcer para que sua recuperação seja rápida e tranquila. Acompanharemos de perto os desdobramentos desse caso e as informações divulgadas pela assessoria do Ministério dos Povos Indígenas.