ALAGOAS – Hospital de Emergência do Agreste e Conselho Estadual LGBTI+ estabelecem parceria para capacitar servidores em tratamento humanizado.

Hospital de Emergência do Agreste e Conselho Estadual LGBTI+ estabelecem parceria para capacitar servidores

Na última terça-feira, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), firmou uma inovadora e importante parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT) para a realização de capacitações para os servidores do hospital. A parceria tem como foco o aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+.

Durante a reunião, foram debatidas demandas da comunidade LGBTI+ na área hospitalar. Participaram da reunião o enfermeiro Jean Vital, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP); o médico Jean Rafael, integrante do NEP do Hospital de Emergência; a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás da instituição; e o coordenador da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca (SOMOS LGBT), pedagogo José Sebastião de Farias.

A parceria visa a realização de cursos e treinamentos para os servidores do hospital, abordando questões como a LGBTfobia e direitos humanos no serviço público. O objetivo é tornar o atendimento mais humanizado e sensível às necessidades da comunidade LGBTI+ no contexto hospitalar.

“Já saímos daqui com uma agenda pré-pronta para a construção de vários cursos e palestras com esta mesma pauta. A reunião foi muito boa para nortear as ideias, as demandas, e aplicar as soluções ampliando a humanização para a comunidade LGBTI+”, afirmou Jean Vital, coordenador do NEP.

José Sebastião de Farias expressou sua satisfação com a iniciativa. “Fiquei muito feliz por receber este convite e saber que o Hospital de Emergência, com o apoio da Sesau, está preocupado em implementar políticas públicas deste porte. Com os cursos e treinamentos para os servidores, iremos abordar questões como a LGBTfobia e direitos humanos no serviço público. A partir destas providências, juntos podemos fazer com que os usuários da instituição hospitalar tenham acesso humanizado. É um passo gigante”, enfatizou.

A expectativa é que essa parceria fortaleça a capacitação dos profissionais de saúde, contribuindo para a criação de ambientes mais inclusivos e sensíveis às necessidades da comunidade LGBTI+ no contexto hospitalar. A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, parabenizou a iniciativa, afirmando que a qualificação dos profissionais ajuda a desenvolver melhor os serviços do hospital e reforçando o compromisso do governo estadual com políticas inclusivas.

Essa parceria representa um avanço significativo na promoção dos direitos e na garantia de um atendimento humanizado para a comunidade LGBTI+ dentro do Hospital de Emergência do Agreste. A expectativa é que, com a realização dos cursos e treinamentos para os servidores, a instituição hospitalar possa acolher e tratar os usuários de forma respeitosa, sensível e inclusiva.

Botão Voltar ao topo