BRASIL – MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisu 2024 com 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (30) o resultado da primeira chamada do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. Ao todo, foram disponibilizadas 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior.

As inscrições para o Sisu ocorreram entre os dias 22 e 25 de janeiro, e as matrículas dos selecionados estão previstas para acontecer entre 1º e 7 de fevereiro. É importante ressaltar que, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC que tem como objetivo preencher as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O processo seletivo é baseado na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e leva em consideração o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.

Durante o período de inscrições, os candidatos puderam escolher até dois cursos para concorrer. O sistema então realiza a seleção dos estudantes com base na média da nota do Enem até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência.

A divulgação do resultado da primeira chamada do Sisu é aguardada com expectativa pelos estudantes de todo o país, que aguardam ansiosamente para saber se foram selecionados para ingressar em uma instituição de ensino superior.

Com a divulgação dos selecionados, os candidatos terão um breve período para efetuar suas matrículas, garantindo assim a sua vaga no curso desejado. Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada ainda terão a chance de participar da lista de espera, aumentando as suas chances de ingresso nas instituições de ensino superior.

Por fim, é importante ressaltar a importância do Sisu como meio de acesso a instituições de ensino superior de qualidade. O programa tem impacto significativo na democratização do acesso à educação, possibilitando que estudantes de diferentes origens tenham a oportunidade de cursar o ensino superior.

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