Na tarde desta terça-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma capacitação para profissionais que irão atuar na regulação estadual de leitos na unidade hospitalar Hospital Carvalho Beltrão, localizado na cidade de Coruripe, região sul de Alagoas. O treinamento teve como objetivo apresentar o sistema da Central de Regulação de Leitos e foi destinado aos integrantes da equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR).
A coordenadora do Núcleo de Regulação da Sesau, Lysgreth Sanchez, ressaltou que esta é a primeira equipe regulada diretamente pela Sesau em uma unidade hospitalar privada que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento visa agilizar e melhorar o processo de regulação dos pacientes até o leito, proporcionando um acesso mais rápido e dinâmico.
Gustavo Levino, coordenador do HUB de Inovação da Sesau, explicou que a capacitação tem como objetivo facilitar o entendimento dos profissionais ao terem acesso ao sistema de regulação. Ele ressaltou a importância de inserir informações precisas no sistema para que os médicos responsáveis possam ter um maior entendimento e desenvolver o NIR no Hospital Carvalho Beltrão.
Participando da capacitação, o enfermeiro Edson Silva destacou a importância do curso para a integração da equipe. Segundo ele, o Hospital Carvalho Beltrão servirá de modelo para os demais hospitais que precisarão fazer o processo de integração, auxiliando nas transferências de pacientes que necessitam de regulação.
A Central Estadual de Regulação de Leitos é responsável pela logística, organização e transferência de pacientes que residem nos 102 municípios alagoanos. Ela transfere os pacientes que necessitam de internação hospitalar ou cirurgias para as 26 unidades no Estado, incluindo as da Sesau e os hospitais filantrópicos e particulares que possuem leitos contratualizados para o SUS.
A Sesau busca implementar mais qualidade nos serviços prestados à população alagoana, visando melhorar o acesso aos leitos da rede estadual de saúde. Com a capacitação dos profissionais que atuarão na regulação estadual, a expectativa é que haja uma melhora significativa no processo de regulação de pacientes, garantindo um atendimento ágil e eficiente.