O maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro, terá um desafio logo na primeira fase, enfrentando o Sousa-PB, na cidade homônima. De acordo com o regulamento da competição, os times mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes estreiam como visitantes, mas têm a vantagem do empate para avançar de fase. Além do Cruzeiro, outras equipes tradicionais do futebol brasileiro como Corinthians, Fortaleza e Bahia também terão que jogar fora de casa na estreia.
Nesta edição, a Copa do Brasil contará com a presença de times estreantes, como o Audax-Rio, que enfrentará a Portuguesa-RJ, e o Capital, que terá um clássico tocantinense diante do Tocantinópolis. Além deles, outros clubes inéditos também marcam presença, como Água Santa, Amazonas, Manauara, Olaria, Grêmio Atlético Sampaio, Itabuna e Petrolina.
Os vencedores de cada grupo da primeira fase avançarão para a próxima etapa do campeonato, que também será no formato eliminatório, com jogo único. Em caso de empate, a definição da partida ocorrerá por meio de cobranças de pênaltis. A partir da terceira fase, os times classificados se juntarão aos representantes brasileiros na Copa Libertadores, como Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Botafogo e RB Bragantino, além de Athletico-PR, Ceará, Goiás e Vitória.