Através do Sisu, é realizada a seleção dos estudantes para as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior em todo o país, levando em consideração as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A lista divulgada leva em conta o limites das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Neste ano, estão sendo ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa. As matrículas terão início na quinta-feira (1º).
Os resultados divulgados hoje se aplicam às vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Com a divulgação da lista, tem início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, direcionada aos candidatos não classificados, que poderão se manifestar até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.
O Sisu é uma ferramenta importante para os estudantes que buscam uma vaga em instituições de ensino superior públicas, e com a divulgação dos resultados, inicia-se um período de grande expectativa e decisões para os candidatos aprovados e também para aqueles que ficaram na lista de espera.
Com o início do prazo para manifestação de interesse pela lista de espera, os candidatos que não foram aprovados têm a oportunidade de continuar concorrendo a uma vaga em instituições de ensino superior. Este é mais um passo importante no processo de seleção, que poderá se estender ao longo do ano, trazendo novas oportunidades para os candidatos.