BRASIL – “Registrato, ferramenta do BC, emite 21,5 milhões de relatórios em 2023, alta de 64% em relação a 2022, revela Banco Central”

O Banco Central (BC) divulgou que a ferramenta Registrato fechou o ano de 2023 com um total de 21,5 milhões de relatórios emitidos, o que representa um aumento de 64% em comparação com o ano anterior, quando foram feitas 13,1 milhões de consultas. Esse crescimento significativo foi atribuído a dois fatores principais, de acordo com o BC.

O primeiro fator apontado é a maior preocupação das pessoas com fraudes e golpes, o que tem levado os cidadãos a recorrerem ao Registrato em busca de informações sobre seu relacionamento com as instituições financeiras. O segundo fator apontado é a mudança na linguagem dos relatórios, que se tornaram mais simples e acessíveis ao público. Essa mudança tem reduzido a procura nos canais do BC para tirar dúvidas sobre o conteúdo dos documentos.

Atualmente, o Registrato emite cinco tipos de relatórios, sendo eles: Chaves Pix em nome do cidadão, Empréstimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos em Bancos, Câmbio e Transferências Internacionais e Cheques sem Fundos. De acordo com o BC, o relatório de Empréstimos e Financiamentos foi o serviço mais procurado dentro do Registrato, com uma média de 700 mil documentos emitidos por mês no ano passado.

Uma outra novidade implementada pelo BC em janeiro de 2022 foi a primeira rodada de consultas no Registrato por meio do Sistema de Valores a Receber, que revela a existência de valores esquecidos no sistema financeiro. A demanda por este serviço foi tão alta que o BC criou uma página própria para este tipo de consulta.

Além disso, o BC planeja implementar duas melhorias no Registrato. A primeira consiste em uma nova navegabilidade para o usuário, incluindo melhorias de acessibilidade. A segunda melhoria é a notificação ao correntista em caso de abertura e encerramento de conta em instituições autorizadas pelo BC.

Por fim, o BC recomenda que o cidadão acesse o Registrato periodicamente, visto que cada relatório tem um prazo de atualização diferente. A consulta exige conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro, e em caso de erro ou omissão no relatório, o usuário deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira citada para solicitar o ajuste necessário.

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