ALAGOAS – Governo de Alagoas promove campanha “Deixe Ela Quieta” contra assédio e importunação sexual no Carnaval 2024

Governo de Alagoas promove campanha contra assédio e importunação sexual no Carnaval

Com o objetivo de combater o assédio e a importunação sexual contra as mulheres neste Carnaval, o Governo de Alagoas promove a campanha “Deixe Ela Quieta!”. Pelo segundo ano consecutivo, autoridades realizarão atividades de conscientização durante as prévias carnavalescas da capital e festividades do interior.

A campanha, liderada pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), conta com o apoio das Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesau), e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim). A iniciativa visa alertar que não se pode tocar em uma mulher sem permissão, proferir termos que atentem à sua honra, insistir após o “não”, ou gerar qualquer tipo de situação que provoque constrangimentos à vítima.

Maria Silva, secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, afirmou que a campanha tem como objetivo propagar a sororidade entre as mulheres e mostrar aos homens que o assédio e a importunação sexual são crimes e não serão tolerados. A disseminação de informação visa empoderar as mulheres e encorajá-las a conhecer os seus direitos, denunciar e combater a violência.

Durante o período festivo, haverá distribuição de panfletos com informações sobre os crimes de assédio e importunação sexual, cartazes, praguinhas, entre outros materiais, com mensagens de empoderamento feminino e respeito às mulheres. Os panfletos incluirão informativos sobre a Rede de Enfrentamento e um QR Code que dará acesso a links para denúncias, contatos de atendimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ceam), da Rede de Atenção às Violências (RAV) e da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Alagoas.

Além disso, a campanha conta com a participação da Rede de Enfrentamento, por meio das secretarias e conselhos municipais da mulher, coletivos femininos e órgãos municipais que atuam na pauta. No ano passado, as ações do Deixe Ela Quieta foram realizadas nas prévias carnavalescas da capital alagoana e festividades do interior. A expectativa para 2024 é repetir e ampliar o sucesso anterior, fortalecendo a ação em conjunto com as forças de segurança e investindo ainda mais na campanha para garantir um Carnaval com segurança e respeito.

Durante o período carnavalesco, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) estará em regime de plantão, oferecendo atendimento multidisciplinar para toda e qualquer mulher que necessite de acolhimento, orientação jurídica e social, e atendimento psicológico. A equipe do Ceam estará à disposição para prestar orientações para a confecção de boletins de ocorrência e para atender às mulheres que estejam desabrigadas, desamparadas e/ou que estejam em risco iminente de morte.

A campanha “Deixe Ela Quieta!” representa um importante esforço do Governo de Alagoas e de toda a sociedade para garantir que o Carnaval seja um período de celebração, respeito e segurança para todas as mulheres.

Sair da versão mobile