No total, estão sendo oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes. As inscrições são gratuitas. Para participar, é necessário ter um cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br.
Os resultados da seleção estarão disponíveis em 6 de fevereiro para a primeira chamada e em 27 de fevereiro para a segunda chamada. Para concorrer a uma bolsa no Prouni, é necessário ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado uma média mínima de 450 pontos nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Com as inscrições encerrando em breve, os interessados têm um prazo final para aproveitar essa oportunidade de ingressar no ensino superior através do Prouni. A iniciativa visa oferecer bolsas de estudo para estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior, como forma de facilitar o acesso à educação de qualidade.
O programa tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior para estudantes que não têm condições de arcar com os custos das mensalidades. Com a oferta de bolsas integrais e parciais, o Prouni tem impactado positivamente a vida de milhares de brasileiros, proporcionando a realização do sonho de cursar uma faculdade.
Portanto, os interessados em participar do Prouni devem correr contra o tempo para não perderem a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudos e garantirem seu lugar no ensino superior.