ALAGOAS – “Governo de Alagoas lança Observatório e Conselho Estadual de Turismo em iniciativa para fortalecer o setor”

O Governo de Alagoas lançará no próximo dia 5 de fevereiro o Conetur – Conselho Estadual de Turismo – e o Observatório do Turismo de Alagoas. O anúncio das iniciativas será realizado no Palácio República dos Palmares e marca uma série de ações do Governo do Estado para fomentar o turismo na região.

O Observatório do Turismo de Alagoas foi desenvolvido ao longo de um ano, fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Turismo (Setur) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A ferramenta digital foi desenvolvida pelo Programa de Residência em Ciência de Dados da Secti em parceria com o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo é disponibilizar informações detalhadas sobre o turismo no estado, tanto para os turistas quanto para gestores e empresários, visando impulsionar o desenvolvimento econômico.

A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, ressaltou a importância da parceria com a Secti para o desenvolvimento de uma plataforma com dados verdadeiros e atualizados sobre o estado. Além disso, o titular da Secti, Silvio Bulhões, enfatizou que a ferramenta unirá todas as informações do trade turístico, facilitando o acesso e tornando possível a consulta gratuita de dados relevantes para o setor.

Outra novidade a ser oficializada no dia 5 é o Conselho Estadual do Turismo (Conetur), que será criado por meio de decreto assinado pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas. O Conetur terá a participação de quatro secretarias estaduais, três institutos de meio ambiente estaduais e nacionais, além de representantes de sindicatos e associações patronais e trabalhistas do setor turístico de Alagoas.

A superintendente de planejamento e prospecção de negócios turísticos da Setur, Selefe Gomes, destacou que o Conselho de Turismo busca atender a demanda do trade turístico, envolvendo as diferentes frentes do setor. Para ela, é fundamental aliar os dados e estudos oficiais com a voz daqueles que estão no dia a dia do turismo, a fim de elaborar e executar ações mais assertivas para o desenvolvimento da área.

Botão Voltar ao topo