O processo seletivo envolve duas etapas, com critérios como habilitação jurídica, residência no estado por pelo menos dois anos e o compromisso com o respeito a diferentes grupos sociais. A divulgação do resultado da etapa de habilitação jurídica e de seleção será realizada agora no dia 02 de fevereiro de 2024, antes prevista para o dia 1º de fevereiro. O período de recursos ficará aberto de 5 a 7 de fevereiro, e o resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da cultura (cultura.al.gov.br) no dia 8 de fevereiro de 2024.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do edital como estímulo financeiro e reconhecimento da diversidade cultural presente nos blocos carnavalescos e escolas de samba. “O Edital Prêmio Carnaval 2024 destaca nosso compromisso em valorizar a diversidade cultural dos blocos e escolas de samba de Alagoas. Este investimento não só oferece incentivo financeiro, mas reconhece a importância dessas manifestações para a identidade do estado”, afirmou.
A superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural da Secult, Perolina Lyra, também se pronunciou sobre o novo cronograma, afirmando que o objetivo é assegurar transparência e eficiência no processo de seleção, proporcionando uma oportunidade justa e equitativa para os participantes do Edital Prêmio Carnaval 2024.
Com o novo cronograma, os participantes terão mais tempo para se preparar para as etapas do processo seletivo, garantindo maior participação e contribuindo para a valorização e reconhecimento da cultura carnavalesca em Alagoas. O investimento do governo estadual reforça o compromisso em apoiar e promover a diversidade cultural presente nos desfiles de blocos e escolas de samba, fortalecendo a identidade cultural do estado.