Em frente ao Coreto de Jaraguá, os profissionais da Sesau montaram uma estrutura para acolher as pessoas que necessitavam de apoio psicológico, além de oferecer suporte a vítimas de assédio sexual. Durante o evento, foram distribuídos kits com preservativos e materiais impressos para conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importunação sexual.
A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, ressaltou que a iniciativa foi um marco nas prévias carnavalescas. “A ideia é que pudéssemos orientar e cuidar das pessoas também neste momento de festa. Montamos uma Sala Lilás para atender às mulheres vítimas de importunação sexual e uma Sala Amarela para o acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico”, salientou.
A gerente de Ações Estratégicas da Sesau, Rhaissa Paz, destacou que a pasta sempre busca abordar a prevenção e oferecer diversos serviços de saúde para a população de Alagoas. “Preparamos uma estrutura para acolher quem precisou de cuidados psicológicos e atender as vítimas de importunação sexual. Nosso objetivo foi conscientizar os foliões e garantir apoio para todas as mulheres”, disse.
A enfermeira Thaylise Brito, gerente da Rede de Atenção às Violências (RAV), explicou que a ação visou garantir a segurança das pessoas, especialmente das mulheres, durante as festas. “Essa ação multissetorial buscou não só acolher as vítimas, mas também combater a violência sexual durante as prévias carnavalescas, garantindo que este momento de alegria pudesse ser aproveitado por todas as mulheres da melhor maneira”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o compromisso em garantir a saúde e a segurança dos alagoanos em todos os momentos. “Sempre que possível, buscamos unir esforços com outras secretarias e órgãos do Estado para levar diversos programas para os alagoanos. Essa ação é mais uma prova de que o Governo de Alagoas está unido em nome da prevenção e do cuidado de todos”, destacou o gestor.
A ação contou com a presença de profissionais da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Sesau e Rede de Atenção às Violências (RAV). Além da Sesau, estiveram envolvidas na iniciativa a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL).
A ação, que ocorreu durante as prévias carnavalescas no Jaraguá, evidencia o compromisso do Estado de Alagoas em oferecer suporte e proteção à população em momentos de festa, reforçando a importância da prevenção, do acolhimento e do combate à violência sexual.