Ricardo Couto, subchefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, afirmou que o planejamento é uma parte vital para se ter uma viagem tranquila. “A recomendação é sempre se organizar para as viagens. Um dos pontos principais é em relação à manutenção do veículo, fazer uma revisão de freios, parte elétrica, para-brisas e pneus, incluindo o estepe. Verificar o nível de combustível, água e óleo”, afirmou o subchefe.
Ao mesmo tempo, para orientar os condutores tanto nas prévias quanto nas festas, o Detran está com a campanha de Carnaval “Álcool e Direção, Não Curto, Não!”. As ações de conscientização sobre os riscos da combinação de bebidas alcoólicas e direção estão sendo realizadas em dez cidades do Estado, incluindo Maceió, São Miguel dos Campos e Arapiraca.
O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, disse que a ideia da campanha é conscientizar os foliões sobre questões chave de trânsito. “Estamos atuando tanto pela perspectiva educativa, com as atividades da campanha nos eventos carnavalescos, quanto pela via da fiscalização, com o reforço das ações da Operação Lei Seca, que vai atuar em todo o estado, nos principais municípios de Alagoas”, ressaltou.
Além das campanhas educativas, o Detran também recomenda atenção ao planejamento e organização do motorista durante a viagem. Isso inclui verificação das rotas para o destino, atenção a interdições e bloqueios temporários, evitando assim surpresas desagradáveis. O uso do cinto de segurança e a manutenção do veículo são igualmente enfatizados.
Para garantir uma viagem segura e responsável, o órgão de trânsito recomenda que o excesso de velocidade e a atenção nas ultrapassagens sejam observados, também enfatizando que malas e objetos soltos devem ser transportados no porta-malas, e mais.
As recomendações do Detran garantem que os condutores tenham uma viagem mais segura e responsável neste Carnaval, respeitando as regras de trânsito e garantindo que a folia não seja interrompida por qualquer inconveniente relacionado a estradas e deslocamentos.