A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fará a abertura oficial da conferência no dia 26, às 17h, na Sala Nelson Pereira dos Santos. O evento contará com a participação de representantes da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de representantes de universidades localizadas no estado do Rio de Janeiro.
A conferência contará com nove eixos de debate, que incluem questões como inovação pelo oceano, tecnologias de baixo carbono e transição energética, comunicação, violência, cidade/metrópole, ciência básica, complexo econômico industrial de saúde, divulgação científica e neoindustrialismo/segurança alimentar. A iniciativa está inserida no contexto da 5ª Conferência Nacional de CT&I (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, no mês de junho, cujo tema é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A programação completa da conferência pode ser acessada no site oficial do evento. A expectativa é que o evento reúna um grande número de pesquisadores, acadêmicos, especialistas e representantes do governo para discutir perspectivas e desafios da ciência, tecnologia e inovação no estado do Rio de Janeiro.
A conferência é uma oportunidade para que a comunidade científica e acadêmica contribua com ideias e propostas que possam influenciar a formulação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico no estado. A realização do evento em uma instituição de renome como a UFF reforça o compromisso da universidade com a promoção do conhecimento e o fomento à pesquisa e inovação.