BRASIL – Esquema operacional para o carnaval na Passarela do Samba no Rio de Janeiro foca em segurança, transporte, saúde e limpeza.

Esquema operacional para o carnaval na Passarela do Samba no Rio de Janeiro envolve ações de segurança, saúde, transporte e limpeza. Com um contingente de 800 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuando a cada dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, o objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade dos foliões que comparecerão ao local para assistir aos desfiles.

Além do patrulhamento preventivo, os agentes também serão responsáveis pela fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, táxis, transporte complementar e estacionamento irregular. Outro destaque é a atuação da Ronda Maria da Penha para coibir casos de violência contra a mulher e a fiscalização da venda de bebidas em garrafa de vidro.

A prefeitura do Rio também está apostando no monitoramento do Centro de Operações (COR), que contará com 90 câmeras para acompanhar o entorno da Marquês de Sapucaí. Durante os desfiles, a Sala de Situação funcionará em regime de plantão especial, com 60 operadores se revezando em turnos especiais para garantir o acionamento de equipes operacionais quando necessário.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente durante todos os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, com seis postos médicos distribuídos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e na apoteose, totalizando 32 leitos, sendo sete de suporte avançado de vida. Além disso, a prefeitura recomenda aos foliões que mantenham a hidratação, não permaneçam em jejum prolongado e consumam alimentos de procedência confiável.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) implantará um esquema especial de trânsito no centro da cidade e em todos os seus acessos, a partir do dia 7, com 250 operadores de trânsito por dia. O acesso ao Sambódromo deve ser feito preferencialmente por transporte público coletivo regulamentado.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) preparou uma megaoperação de limpeza para o carnaval, enviando até 872 garis por dia para o Sambódromo e o Terreirão do Samba. Contêineres de 240 litros serão disponibilizados para o descarte correto dos resíduos.

Além disso, a Riotur destaca que as luzes cênicas prometem ser o destaque do carnaval este ano, com um sistema de iluminação que conta com 570 refletores na Sapucaí. A Secretaria de Vigilância em Saúde, por sua vez, irá detectar a ocorrência de surtos relacionados ao evento e realizar ações de prevenção e controle.

Com todas essas medidas de segurança, saúde, transporte e limpeza, a prefeitura carioca espera garantir que o carnaval na Passarela do Samba seja um evento seguro e divertido para todos os foliões.

Botão Voltar ao topo