MACEIÓ – Vigilância Sanitária interdita posto de coleta laboratorial no Conjunto Graciliano Ramos por irregularidades graves e alto risco à população

Posto de coleta laboratorial é interditado por irregularidades sanitárias em Maceió

Na última terça-feira (6), a Vigilância Sanitária de Maceió interditou um posto de coleta laboratorial situado no Conjunto Graciliano Ramos devido a uma série de irregularidades sanitárias que representavam um alto risco para a população. Dentre as não conformidades encontradas pela equipe de fiscalização, destacam-se a falta de alvará sanitário e de responsável técnico, o uso de CNPJ de outro município, o transporte inadequado de material biológico, o funcionamento em local inadequado e a realização de requisição de exames por profissional não habilitado.

Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, ressaltou que, além dessas irregularidades, os resíduos de saúde estavam sendo transportados juntamente com as amostras de material biológico, o que configura uma grave violação e representa um risco significativo para a saúde pública.

Após a interdição, o estabelecimento foi autuado e enfrentará um processo administrativo, com possibilidade de receber uma multa que varia de R$ 180,00 a R$ 38 mil. Além disso, o local terá um prazo de 30 dias para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária de Maceió divulgou os canais pelos quais é possível denunciar estabelecimentos irregulares, garantindo o sigilo do denunciante. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (82) 8752-2000, por meio de mensagem de texto, foto e/ou vídeo, ou pelo telefone 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É essencial que a pessoa que fizer a denúncia forneça o motivo da reclamação, além do nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado.

Essa ação da Vigilância Sanitária reforça a importância de fiscalizar e garantir a qualidade e segurança dos serviços oferecidos à população. A interdição do posto de coleta laboratorial serve como um alerta para que outros estabelecimentos estejam em conformidade com as regulamentações sanitárias, assegurando a saúde e o bem-estar da população. A população pode e deve contribuir denunciando estabelecimentos que não estejam seguindo as normas estabelecidas, colaborando para a manutenção da qualidade e segurança dos serviços de saúde em Maceió.

Botão Voltar ao topo