Segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (7), os brasileiros ainda não sacaram, até o final de dezembro, R$ 7,59 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro. O Sistema de Valores a Receber (SVR) já devolveu R$ 5,74 bilhões, dos R$ 13,33 bilhões disponibilizados pelas instituições financeiras. Apesar disso, o número de beneficiários que resgataram valores representa apenas 29,4% do total de 60.984.441 correntistas incluídos na lista desde o início do programa, em fevereiro de 2022.
Do total de beneficiários que ainda não resgataram valores, 39.952.928 são pessoas físicas, enquanto 3.102.734 são pessoas jurídicas. Esse contingente inclui principalmente aqueles que têm direito a pequenas quantias, já que 63,49% dos beneficiários têm valores de até R$ 10 a receber. Além disso, cerca de 25,11% dos correntistas têm valores entre R$ 10,01 e R$ 100, 9,68% têm valores entre R$ 100,01 e R$ 1 mil, e apenas 1,73% possuem valores acima de R$ 1 mil para resgatar.
O SVR, que ficou fora do ar por quase um ano, foi reaberto em março de 2023 com várias melhorias, incluindo a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas e novas maneiras de compartilhar protocolos de solicitação no WhatsApp. Outras melhorias incluem a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, uma sala de espera virtual e mais transparência para correntistas de contas conjuntas.
Além disso, o SVR agora engloba diversas fontes de recursos esquecidos, como contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. O BC alerta para que os correntistas tenham cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão destaca que todos os serviços do SVR são gratuitos e que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. A instituição financeira que aparece na consulta do SVR é a única que pode contatar o cidadão, e nenhum cidadão deve fornecer senhas ou dados pessoais para ter acesso aos valores.
Portanto, o Banco Central reforça a importância de os correntistas consultarem o SVR com frequência para verificar se têm valores a receber e, em caso de dúvidas, entrarem em contato diretamente com sua instituição financeira.