BRASIL – Vendas do comércio varejista crescem 1,7% em 2023, segundo IBGE, com queda de 1,3% em dezembro

O comércio varejista no Brasil teve um aumento nas vendas de 1,7% em 2023, um número superior ao crescimento de 1% registrado no ano anterior. Este resultado positivo no mercado varejista é destacável, mesmo considerando a queda de 1,3% em dezembro. Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, este aumento representa a continuidade de seis anos consecutivos de crescimento no setor.

Além disso, boa parte das atividades pesquisadas no varejo ampliado apresentaram elevação no último ano. Sete das onze categorias observadas tiveram um desempenho positivo, com destaque para veículos e motos, partes e peças, que tiveram um aumento de 8,1% nas vendas. Este crescimento neste setor indica uma retomada, após um período de baixos lucros e lenta recuperação pós-pandemia.

No entanto, algumas categorias tiveram um desempenho negativo em 2023. Artigos de uso pessoal e doméstico, tecidos, vestuário, calçados, entre outros, tiveram quedas nas vendas, influenciadas por razões específicas como a crise contábil de grandes marcas e a mudança de comportamento do consumidor.

Analisando a situação em nível estadual, as vendas do comércio varejista em dezembro caíram em 13 das 27 unidades da federação. Por outro lado, no varejo ampliado, 20 das 27 unidades da federação apresentaram resultados negativos. Os destaques positivos ficaram com Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é a ferramenta utilizada para acompanhar o comportamento do comércio varejista no país. Ela analisa a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista.

Essa pesquisa é feita desde 1995 e fornece resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (incluindo automóveis e materiais de construção). Os próximos resultados, referentes a janeiro de 2024, serão divulgados em 14 de março.

Assim, apesar de algumas quedas e desafios enfrentados pelo setor varejista em 2023, o crescimento geral das vendas aponta para um cenário positivo e promissor para o comércio no Brasil.

Botão Voltar ao topo