As discussões sobre o acordo tiveram início em 2023 e prevê apoio técnico-operacional voltado às questões de vigilância ambiental. Neste sentido, as fiscalizações realizadas pela Gerência de Regulação de Saneamento da Arsal contarão com o apoio e intercâmbio de informações com a Secretaria de Saúde. O objetivo principal deste acordo é melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população alagoana, por meio de ações conjuntas. Vale ressaltar que o acordo não prevê a transferência de delegação entre as instituições.
A Arsal é a agência reguladora responsável por regular os serviços de saneamento no Estado, fiscalizando a qualidade e a continuidade dos serviços prestados pelas empresas Casal, BRK Ambiental, Águas do Sertão, Verde Ambiental e Iguá Saneamento. A presidente da agência, Camilla Ferraz, o diretor José Márcio e a gerente de Saneamento, Taís Luz, estiveram presentes para a celebração do acordo.
A parceria entre Arsal e Sesau fortalece a fiscalização e qualidade nos serviços de saneamento em Alagoas, representando mais um passo importante para garantir a eficiência e segurança dos serviços prestados à população. Além disso, destaca a importância da colaboração entre órgãos governamentais para o desenvolvimento e melhoria dos serviços públicos, especialmente no que diz respeito à saúde e qualidade de vida dos cidadãos. Este acordo representa um marco na busca por melhorias no saneamento no estado, impactando diretamente a vida dos alagoanos.