ALAGOAS – Polícia Civil de Alagoas intensifica segurança no Carnaval 2024 com 13 delegacias plantonistas e efetivo mobilizado.

Carnaval 2024: Delegacias e Efetivo da Polícia Civil de Alagoas são Mobilizados para Garantir a Segurança Durante os Festejos

Durante o período de Carnaval deste ano, a Polícia Civil de Alagoas estará com um plano operacional especial, que envolve a ativação de 13 delegacias plantonistas e a mobilização de todo o seu efetivo. A medida foi estabelecida por meio de uma portaria assinada pelo delegado-geral Gustavo Xavier e publicada no Diário Oficial do Estado em 18 de janeiro deste ano.

Além da Central de Flagrantes de Maceió, que atenderá casos de toda a região metropolitana, as delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também estarão funcionando 24 horas durante o período carnavalesco. Além disso, haverá plantonistas extras, no mesmo sistema de 24 horas, nas cidades da Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, que são polos de grandes festejos carnavalescos.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital funcionará em plantão diário, atendendo também as ocorrências registradas na cidade de Rio Largo. O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, atenderá todos os dias de Carnaval as ocorrências da capital relativas a casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.

Uma novidade este ano é a criação de centrais de registros de Boletins de Ocorrência (BO’s) que funcionarão na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), no bairro da Jatiúca (Maceió) e nas delegacias de Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas. Estas centrais atenderão em plantões de 24 horas.

Estarão ainda de prontidão, durante o período carnavalesco, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Tigre (Tático do Core, a Coordenadoria de Recursos Especiais). De acordo com o plano operacional, as atividades da Polícia Judiciária em Alagoas serão iniciadas às 8 horas do dia 9 de fevereiro (sexta-feira), com término previsto para as 8 horas do dia 15 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas).

Todos os dias haverá um diretor de plantão para atender os casos que surgirem, o mesmo ocorrendo na Corregedoria de Polícia Civil. A portaria determina que todos os plantões terão duração de 24 horas, das 8 horas do dia às 8 horas do dia seguinte. O delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou que o objetivo do plano é oferecer completa segurança aos festejos carnavalescos em Alagoas, tanto aos alagoanos como aos visitantes. Ele também afirmou que espera que os festejos ocorram em absoluta paz, mas que a Polícia Civil estará pronta para reprimir a criminalidade, se necessário.

Com esse plano operacional, a Polícia Civil busca assegurar que o carnaval de 2024 em Alagoas transcorra de forma tranquila e segura para todos os participantes. A mobilização do efetivo e a abertura das delegacias plantonistas refletem o compromisso das autoridades em garantir a ordem e a proteção durante os dias festivos.

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