O conselheiro tutelar Vinicius Elói, da Região 2, no Vergel do Lago, explicou como será o funcionamento e ressaltou a importância dos profissionais estarem de prontidão para atender os chamados da população. “É importante ressaltar que em todas as Regiões Administrativas de Maceió haverá um plantonista para assegurar, principalmente nesse período de festas, os direitos de crianças e adolescentes da nossa capital. A população pode ter acesso à escala através dos conselheiros de cada região, que disponibilizará o contato direto para atender toda e qualquer demanda que seja de nossa atribuição”, destacou.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) informou que as sedes das 10 Regiões Administrativas estarão fechadas, mas que os maceioenses podem fazer o contato direto com os conselheiros para realizar as denúncias.
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal, composto por representantes das comunidades escolhidos através de voto direto, que tem a função de garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e atua quando algum dos direitos fundamentais – vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, convivência familiar e comunitária – estão ameaçados ou violados, fazendo o encaminhamento para os serviços necessários.
Atualmente, são 10 as Regiões Administrativas que concentram o trabalho dos Conselhos Tutelares abrangendo todos os bairros de Maceió. O Município possui 50 conselheiros tutelares.
Os maceioenses podem conferir os endereços e contatos dos Conselhos Tutelares de Maceió no site da prefeitura, e ainda realizar denúncias diretamente aos conselheiros. Este sistema de plantão durante o Carnaval tem como objetivo garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes mesmo durante o período de festas.