MACEIÓ – Vigilância Sanitária de Maceió realiza palestra sobre retenção de receitas de medicamentos de uso controlado para profissionais de farmácias da parte alta.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, na última quarta-feira (7), uma palestra voltada para profissionais do ramo farmacêutico, com o objetivo de orientar sobre a retenção de receitas de medicamentos de uso controlado. O evento, que contou com a participação de 40 responsáveis técnicos, farmacêuticos, proprietários e gerentes de farmácias localizadas na parte alta da cidade, teve como foco principal a identificação de possíveis sinais de falsificação de receituários.

Durante a palestra, Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária, alertou para a importância de cuidados redobrados na retenção das receitas durante a venda de medicamentos controlados. Santos ressaltou a preocupação com a presença de receitas falsas no momento da compra de medicamentos, observadas durante o recebimento do Mapa do Consolidado das Prescrições de Medicamentos, documento obrigatório apresentado mensalmente à Visa pelos estabelecimentos farmacêuticos, conforme preconizado pela Portaria Nº 344/1998, do Ministério da Saúde.

Além de Airton Santos, o encontro também contou com a presença de representantes da Vigilância Estadual e do Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL), que contribuíram com suas experiências e conhecimentos sobre o tema. A troca de informações e a interação entre os participantes enriqueceram o debate e fortaleceram a importância do combate à falsificação de receitas na venda de medicamentos controlados.

A realização de eventos como este demonstra o compromisso da Vigilância Sanitária de Maceió em manter os profissionais do ramo farmacêutico informados e capacitados para identificar e evitar possíveis irregularidades. A iniciativa reforça a importância do trabalho conjunto entre os órgãos reguladores e os estabelecimentos comerciais, visando garantir a segurança e a qualidade no fornecimento de medicamentos à população.

A palestra, realizada nas dependências da Visa, cumpriu com o seu papel de disseminar conhecimento e promover a conscientização dos profissionais presentes sobre a necessidade de estar atento e vigilante na retenção e verificação de receitas de medicamentos controlados. A atuação preventiva e educativa da Visa contribui para a promoção da saúde e bem-estar da população, garantindo que os medicamentos sejam utilizados de forma correta e segura.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió reforça a importância desse tipo de iniciativa e permanece à disposição para oferecer suporte e orientações aos estabelecimentos farmacêuticos. O endereço e o telefone de contato da SMS estão disponíveis para informações adicionais e esclarecimento de dúvidas.

Botão Voltar ao topo