BRASIL – Concurso Nacional Unificado da Fundação Cesgranrio encerra inscrições hoje e terá provas em 5 de maio

Hoje é o último dia para os interessados se inscreverem no Concurso Nacional Unificado (CNU), organizado pela Fundação Cesgranrio. As provas estão marcadas para o dia 5 de maio, e o resultado final será divulgado até o dia 30 de julho.

Os candidatos podem concorrer em oito diferentes blocos de conhecimento, e é importante que compreendam a estrutura e as etapas do certame. Para os cargos de nível superior, o concurso pode ter até três fases, dependendo do cargo escolhido. A primeira etapa inclui uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha, além de uma prova discursiva.

As disciplinas de conhecimentos gerais abordarão temas como políticas públicas, democracia, cidadania, Constituição Federal, valores éticos do serviço público, entre outros. Já as questões de conhecimentos específicos variam de acordo com o edital.

A prova discursiva será corrigida somente para os candidatos que atingirem a pontuação mínima de 40% de acertos na prova objetiva, dentro de um limite estabelecido pelo número de vagas de cada cargo.

Para os cargos de nível médio e ensino técnico, a primeira etapa também incluirá uma prova objetiva e redação, abordando áreas como língua portuguesa, noções de direito, matemática, e realidade brasileira.

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, o modelo da prova foi elaborado para selecionar candidatos que tenham conhecimento da realidade do país.

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos, abrangendo diferentes tipos de testes. Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas no portal do governo.

Portanto, os interessados devem se atentar ao último dia de inscrições e se preparar adequadamente para as provas do CNU, que representam uma oportunidade para os candidatos demonstrarem seus conhecimentos e competências.

Botão Voltar ao topo