BRASIL – Operação da Polícia Federal investiga áudio falso feito com inteligência artificial para difamar prefeito de Manaus, David Almeida

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (9) uma operação com o objetivo de identificar os autores de um áudio produzido com o uso de inteligência artificial, que foi utilizado para difamar o prefeito de Manaus, David Almeida.

No mês de dezembro do ano passado, um grupo divulgou um áudio falso, com a voz atribuída ao prefeito, proferindo ofensas contra professores. O material começou a circular um dia após uma manifestação realizada por professores em frente à prefeitura de Manaus. A Polícia Federal iniciou uma investigação e conseguiu verificar que o áudio não era autêntico.

Na operação realizada nesta sexta-feira, os alvos foram um designer, três empresas de publicidade, os sócios das empresas e duas pessoas que compartilharam a fake news. Os suspeitos estão sendo investigados por difamação eleitoral.

Durante a ação, os policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão, durante os quais foram apreendidos computadores. Além disso, os suspeitos foram intimados a prestar depoimento.

De acordo com a PF, os agentes conseguiram identificar o sistema utilizado para a produção do áudio falso, o autor, o local onde o áudio foi produzido e a agência de publicidade que divulgou o material em plataformas digitais.

A disseminação de fake news e a difamação eleitoral são práticas criminosas que têm gerado preocupação por parte das autoridades, especialmente diante do atual cenário político. A Polícia Federal afirmou que continuará monitorando ativamente a propagação de informações falsas, buscando identificar e responsabilizar os autores desses atos.

A atuação da PF nesta operação demonstra o compromisso das autoridades em coibir a prática de crimes eleitorais e ilícitos que visam prejudicar a imagem de candidatos e figuras públicas. A expectativa é de que a investigação em andamento resulte na identificação e punição dos responsáveis pela tentativa de difamação do prefeito de Manaus.

Botão Voltar ao topo