BRASIL – Comunidade acadêmica da UnB se mobiliza para recuperar materiais após alagamento no campus causado por forte chuva no DF

A Universidade de Brasília (UnB) enfrentou problemas após o alagamento que atingiu o campus na noite de sexta-feira (9). A reitoria informou que o Instituto de Física (IF) foi a unidade mais prejudicada, tendo sofrido danos significativos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário. A comunidade acadêmica se mobilizou para tentar recuperar o máximo possível, com o diretor do IF, Olavo Filho, liderando os esforços em conjunto com docentes, técnicos e estudantes.

A reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor, Enrique Huelva, estiveram presentes no campus Darcy Ribeiro ainda na noite de sexta-feira para avaliar os impactos do alagamento. Uma forte chuva atingiu o Distrito Federal na noite anterior, causando grandes alagamentos em vários pontos da região. Na Asa Norte, onde a UnB está localizada, várias pistas ficaram submersas devido às chuvas intensas.

A reitoria da UnB apontou as deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte e a topografia da região como fatores que contribuíram para o alagamento da parte central do Instituto de Ciências Central (ICC Centro) e do auditório do departamento de Engenharia Florestal. A universidade destacou que, em resposta a um evento similar em 2019, realizou obras de contenção abrangendo todas as unidades situadas no subsolo do ICC, que é uma edificação com mais de 50 anos.

A situação no campus da UnB mostrou como condições climáticas extremas podem impactar significativamente as estruturas de instituições de ensino, causando danos materiais e prejudicando as atividades acadêmicas. Apesar dos esforços da comunidade universitária para recuperar o que foi perdido, os danos causados pelo alagamento podem ter impactos de longo prazo na universidade. A atuação rápida da reitoria e das equipes envolvidas na recuperação dos materiais comprometidos reflete a importância da solidariedade e cooperação em momentos de crise.

Botão Voltar ao topo