Durante a gestão do prefeito JHC, a Prefeitura de Maceió investiu mais de R$ 40 milhões em 2023 para ampliar a infraestrutura e a eficiência da rede de iluminação pública em diversos bairros da parte alta da cidade. O investimento representou um aumento significativo do número de luminárias em LEDs instaladas na capital alagoana, que mais do que dobrou durante esse período.
Esses recursos foram utilizados para serviços de melhoria e modernização dos equipamentos públicos, instalação de novos pontos de iluminação, manutenção nos pontos existentes e reposição de equipamentos defeituosos ou que foram subtraídos. Além disso, os principais investimentos foram direcionados para a realização de grandes obras, incluindo a instalação de 88 postes e 125 luminárias com tecnologia LED na Avenida Marília Mendonça, na Cidade Universitária.
Outro trecho beneficiado foi a BR-104, que recebeu 248 luminárias para a modernização da rede, entre o Aeroporto Zumbi dos Palmares e a Universidade Federal de Alagoas. A Avenida Jorge Montenegro, que cruza os bairros Bebedouro e Santa Amélia, também foi contemplada com a substituição de 212 luminárias convencionais por novos equipamentos em LED.
Além disso, a Ilumina, responsável pela execução do projeto, modernizou a iluminação pública em um dos grandes anéis viários de Maceió, formado pelas avenidas Muniz Falcão, Juca Sampaio, Josefa de Melo e Márcio Canuto, no Barro Duro, com a instalação de 347 pontos de iluminação com a mais moderna tecnologia disponível.
“A ideia prioritária é garantir que o máximo de corredores de transporte, vias que têm um fluxo intenso de pessoas e que servem como caminho para os transportes coletivos, tenham iluminação de qualidade”, assegura Camila Porciúncula, diretora-presidente da Ilumina.
Segundo Camila, esses investimentos visam tornar a cidade mais segura e proporcionar o uso dos espaços públicos com maior qualidade, especialmente na parte alta da capital, que enfrentava carência de atuação do poder público em gestões anteriores.
Além dos corredores de transporte, a iluminação pública também alcançou locais que nunca haviam sido iluminados, como a comunidade do Vale da Esperança, no bairro Antares, que recebeu iluminação pela primeira vez em um trecho da comunidade, com instalação de mais de 50 novos postes. Essa ação faz parte do Programa Brota na Grota, que garantiu iluminação 100% LED em 32 comunidades vulneráveis de Maceió, sendo 28 delas na parte alta da capital alagoana.
Além disso, diversas praças e áreas de convivência da cidade também foram contempladas com a instalação, ampliação e substituição de luminárias convencionais por LED, proporcionando uma melhoria significativa na iluminação desses espaços.
Para 2024, a Prefeitura de Maceió planeja manter o ritmo de expansão do Sistema de Iluminação Pública, utilizando exclusivamente luminárias 100% LED, além de beneficiar todas as grotas e comunidades vulneráveis da capital com a mesma tecnologia. Essa iniciativa visa implementar melhorias nos principais corredores de transporte coletivo e nos conjuntos residenciais populares da cidade.
Com esses investimentos, a expectativa é garantir que a cidade se torne mais segura, favorecendo a ocupação dos espaços públicos de forma qualificada e proporcionando melhores condições de vida para toda a população.
Para mais informações sobre o Programa Ilumina e seus projetos, a população pode entrar em contato através do telefone 0800 031 9055 ou do aplicativo Ilumina Maceió.