BRASIL – Homem é preso com 452 cartões bancários no Sambódromo e polícia prende sete pessoas por furtos durante blocos de rua.

Na noite deste sábado (10), a polícia de São Paulo prendeu um homem de 38 anos de idade que estava aplicando o golpe da maquininha no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais avistaram dois homens em atitude suspeita por volta das 23h e, ao perceberem a aproximação dos agentes, tentaram fugir em direção à multidão. No entanto, os investigadores conseguiram abordar um deles, que tentou se desfazer de uma bolsa que carregava. No interior da bolsa, foram encontrados 452 cartões bancários de diferentes instituições, além de uma máquina de cartão.

A SSP divulgou que, entre os cartões apreendidos, dois tinham boletim de ocorrência anterior, um por roubo em junho do ano passado e o outro por furto em setembro. O restante do material foi apreendido e encaminhado à perícia para dar prosseguimento à pesquisa.

O golpe da maquininha consiste em uma tática usada pelos criminosos em que eles se passam por vendedores e, ao realizar a suposta compra, memorizam a senha do cartão da vítima por meio de uma máquina com um software malicioso. Dessa forma, o falso comerciante consegue obter o cartão e a senha da vítima.

Além disso, a polícia também prendeu sete pessoas que estavam praticando crimes nos blocos de rua, durante a tarde de sábado (10). Em um dos casos, foi identificada uma mulher que estava escondendo celulares furtados em uma bolsa e, com ela, foram encontrados 22 aparelhos.

Até o início da noite deste sábado, os agentes conseguiram recuperar 55 aparelhos furtados, e as ocorrências foram registradas nas delegacias das regiões onde os blocos estavam concentrados.

Como medida de prevenção contra roubos e furtos de celulares, o governo federal, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lançou o aplicativo Celular Seguro em dezembro. Através deste aplicativo, é possível bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

Após baixar o aplicativo ou acessar o site Celular Seguro, é necessário fazer o login por meio da conta Gov.br e cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo. Além disso, o sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que podem auxiliar na criação de ocorrências em nome do usuário em caso de perda ou roubo.

Botão Voltar ao topo