MACEIÓ – Prefeitura de Maceió promove conscientização contra o racismo com a Ala Antirracista no Carnaval da cidade.

No domingo (11), a Prefeitura de Maceió promoveu uma iniciativa inovadora para conscientização da Campanha Maceió é Massa Sem Racismo. Em parceria com a Comissão de Igualdade Racial, a administração municipal levou a Ala Antirracista para a orla da Pajuçara e Ponta Verde, como parte das atividades do Carnaval. A proposta é alertar a sociedade sobre a necessidade de combate ao racismo em todos os lugares.

De acordo com Arisia Barros, coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió, a Ala Antirracista busca destacar o tema “Racismo não é fantasia de Carnaval”. A proposta pioneira visa conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças e combater o racismo. Arísia ressalta que é fundamental ocupar as ruas e levar a conscientização para a população, enfatizando que a busca pela liberdade passa pelo respeito às diferenças.

A representante do Coletivo de mulheres pretas periféricas, Vânia Gatto, destacou a importância da ala e do trabalho de conscientização contra o racismo. Ela ressaltou que o Carnaval ainda é palco para fantasias que remetem ao racismo, reforçando a necessidade de combatê-las. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Dr. Cleber Costa, também prestigiou o desfile da Ala Antirracista, enfatizando que o Carnaval é um espaço para discutir pautas importantes, como o combate ao racismo, respeito e inclusão.

Durante a passagem do bloco, houve distribuição de material educativo da campanha Maceió é Massa sem Racismo e intérpretes que traduziram as marchinhas e músicas de Carnaval para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), reforçando a importância da inclusão e acessibilidade em todos os eventos promovidos pela Prefeitura.

O Bloco Nega Fulô, criado por Carlito Lima em 2016, tem se destacado por trabalhar temas importantes e levar discussões para a avenida durante o Carnaval. Além dele, desfilaram na orla os Bonecos Gigantes e os blocos Jararaca, Forrozeiros na Folia e Só vai quem chupa, mostrando que o Carnaval de Maceió tem se destacado como um espaço para promover a igualdade, o respeito e o combate ao racismo.

Botão Voltar ao topo