Luiza Trajano Donato faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca, no interior paulista. Tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Dona Luiza, como era carinhosamente conhecida, foi uma das pioneiras no ramo do varejo no Brasil.
Aos 31 anos, ela investiu todas as suas economias no varejo para comprar sua própria loja de presentes, a Cristaleira, localizada no centro de Franca. Mais tarde, a loja foi rebatizada como Magazine Luiza, dando início a uma das maiores redes varejistas do país.
Nos anos 90, ela escolheu a sobrinha, Luiza Helena Trajano, como sua sucessora à frente dos negócios. Sob o comando de Luiza Helena, a empresa cresceu e se tornou uma varejista nacional e de capital aberto, com mais de 30 mil colaboradores.
Através de uma nota oficial, o Magazine Luiza destacou que muitos dos valores que regem a empresa atualmente são reflexo do jeito de pensar e agir de sua fundadora. Dona Luiza era conhecida por sua energia inesgotável para o trabalho e por sua paixão em atender as necessidades e gostos de seus clientes.
A empresária era vista como uma vendedora dedicada, que tratava cada cliente como alguém especial, contribuindo para a construção de um negócio baseado no atendimento personalizado e na satisfação do consumidor. Seu legado perdurará no Magazine Luiza e no mundo do varejo.
O Brasil se despede de uma das grandes figuras do empreendedorismo brasileiro. Luiza Trajano Donato deixará saudades e um legado que continuará a inspirar as futuras gerações de empreendedores.