Marcial reside no conjunto Colina dos Eucaliptos, na Santa Amélia, e trabalha no Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro. Para alcançar seu destino, ele pedala 64 km diariamente, passando por vias de grande movimento, como a Durval de Góes Monteiro e a Fernandes Lima. Logo, ele acompanha de perto o avanço das obras na avenida. “Como cidadão contribuinte e como ciclista, estou achando a obra fantástica. Esperando a conclusão dela, para poder transitar com mais segurança”, relata.
A nova ciclovia, que terá extensão de 2,1 km, beneficiará não apenas Marcial, mas também diversos outros ciclistas que optam por esse meio de locomoção. A ciclovia irá ligar a Facima à entrada do bairro Petrópolis, pelas proximidades da Tupan. Vale ressaltar que ela estará conectada a outra importante ciclovia, inaugurada em abril de 2023, na Avenida Fernandes Lima.
A ciclovia da Fernandes Lima, que tem quase 5 km de extensão, já é muito utilizada por Marcial em sua rota diária. Depois de passar por ela, ele segue pela ladeira dos Martírios, centro, orla da av. Assis Chateaubriand, até o Polo de Marechal. Para ele, a bicicleta como meio de transporte é uma questão de saúde, sustentabilidade e contato com a natureza.
Ao fim de todas as obras na Durval, as duas avenidas proporcionarão aos ciclistas mais de 7 km de espaço exclusivo para eles. O secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima, destaca a importância da entrega das duas ciclovias para a mobilidade urbana da capital. Ele ressalta que, além de oferecer segurança aos ciclistas, as ciclovias proporcionam alternativas mais baratas e seguras para grande parte dos trabalhadores da cidade.
As obras da ciclovia na Durval fazem parte de um pacote de serviços que estão sendo realizados na avenida. Além da implantação da ciclovia, a via receberá novas faixas de rolamento, pavimentação asfáltica, implantação de drenagem, iluminação pública e calçadas padronizadas com acessibilidade. As obras estão avançando, com 84% da concretagem finalizada, e a expectativa é de que em breve os ciclistas de Maceió terão mais um trecho de ciclovia para desfrutar em sua mobilidade pela cidade.