CARA DE PAU – Arthur Lira voa de avião da FAB para desfile da Beija-Flor para cair na folia milionária

Durante o feriado de Carnaval, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chamou a atenção ao utilizar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em suas viagens. Partindo de Brasília para Salvador na manhã de sexta-feira (9), Lira, acompanhado pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), marcou presença em eventos carnavalescos.

No domingo (11), Lira voou de Salvador para o Rio de Janeiro, onde, durante a noite, desfilou pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Um detalhe controverso é que a Beija-Flor recebeu um patrocínio de R$ 8 milhões da Prefeitura de Maceió para homenagear Rás Gonguila, uma figura histórica do Carnaval da capital alagoana, governada por um aliado de Lira, o prefeito João Henrique Caldas (PL).

Os voos em aeronaves da FAB foram justificados pelo site da instituição como necessários por questões de segurança, embora o propósito específico das viagens não tenha sido divulgado publicamente. Vale destacar que apenas Lira utilizou as aeronaves do governo durante o período do Carnaval.

Em outro aspecto, durante o desfile no Rio de Janeiro, Lira foi visto cumprimentando Anísio Abrão David, presidente de honra da Beija-Flor, anteriormente condenado por envolvimento com o jogo do bicho no estado. Lira afirmou ser um torcedor da escola e defendeu a relação entre políticos e contraventores como parte do apoio à cultura, ressaltando que o Carnaval é um importante evento cultural brasileiro.

A polêmica não se limita ao Carnaval atual. Em 2023, a Prefeitura de Maceió formalizou um acordo de R$ 8 milhões com a Beija-Flor para o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro. A prefeitura alegou que o investimento tinha como objetivo promover a cultura local e o turismo na capital alagoana, negando o uso de verba de emendas parlamentares.

Em meio a críticas e debates sobre a relação entre autoridades públicas, patrocínios culturais e o uso de recursos públicos, as ações de Lira durante o Carnaval e o patrocínio da Beija-Flor pela prefeitura de Maceió geraram questionamentos sobre transparência e ética no meio político, em especial no contexto do uso de recursos públicos.

Botão Voltar ao topo