SERVIÇO MAL FEITO – Maré e vento destroem trecho da orla de Maceió após obras “definitivas” de contenção; R$ 30 milhões jogados fora

A prefeitura de Maceió anunciou no ano passado o uso de uma nova tecnologia em obras de contenção do mar, com investimentos de R$ 30 milhões. A promessa feita pelo município era de que as estruturas fariam a ‘contenção definitiva’ do avanço da maré. No entanto, pelo menos uma das áreas onde a obra foi realizada, na praia de Jatiúca, foi danificada pela força do mar em menos de 12 meses após sua conclusão.

Em janeiro de 2023, o prefeito de Maceió, JHC, vistoriou as obras de contenção definitiva do avanço da maré na orla marítima e anunciou que Maceió é a primeira capital do Brasil a utilizar blocos para conter definitivamente o avanço da maré. Apesar da promessa de uma solução definitiva, a estrutura na praia de Jatiúca foi completamente danificada pela força da maré, prejudicando a área de passagem dos pedestres e a ciclovia do local.

Um comerciante local expressou sua insatisfação, destacando que a obra teve resultados insatisfatórios e classificando-a como malfeita. Esses problemas ressaltam a necessidade de uma revisão dos métodos e materiais utilizados nas obras de contenção do mar em Maceió, bem como uma maior transparência por parte das autoridades municipais sobre os próximos passos a serem tomados para resolver essa questão.

Botão Voltar ao topo