ALÔ, JHC – Professores denunciam abandono e descaso em creche municipal; assista aos vídeos

Na última sexta-feira (16), a Creche Doutor Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro e vinculada à escola municipal de mesmo nome, que faz parte da rede municipal de ensino, foi alvo de múltiplas denúncias. Mães de alunos enviaram vídeos à imprensa relatando casos de abandono e negligência na instituição de ensino.

No local, foram constatados diversos problemas, incluindo o desabamento parcial do teto em várias salas de aula, ventiladores inoperantes na maioria dos espaços, áreas externas tomadas pelo mato, brinquedos danificados, instalações da cozinha precárias e banheiros inadequados.

Com doze turmas funcionando em dois turnos para um total de 212 crianças, a creche enfrenta dificuldades para receber os alunos, já que cinco turmas não estão em condições adequadas devido aos problemas relatados.

Professores também manifestaram preocupação com a situação. “Minha sala de aula está imprópria. Meus alunos não podem permanecer neste espaço, com o teto desabando e o ventilador inoperante. Estamos implorando para que a Semed olhe para a creche da nossa comunidade”, relatou.

“Essa escola pertence à comunidade, e é para a comunidade que estamos aqui, todos os dias. Nossas crianças merecem respeito e dignidade. Por favor, olhem para cá”, apelou.

Para uma mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a situação é ainda mais difícil, pois a creche não dispõe de profissionais especializados para lidar com casos como o de seu filho. “Além das preocupações com a estrutura física, no meu caso, preciso estar presente o tempo todo com meu filho”.

Botão Voltar ao topo