No entanto, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que esse número ainda pode aumentar, visto que boletos bancários podem levar alguns dias úteis para serem compensados. Por isso, o balanço final será divulgado até o fim da próxima semana, dando mais tempo para a contabilização dos candidatos.
A prova do Concurso Único Nacional será realizada em 220 cidades, abrangendo todas as unidades federativas, e contará com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação. O resultado da prova está previsto para o dia 3 de junho, com o anúncio definitivo ocorrendo em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início no dia 5 de agosto.
O destaque do Concurso Único Nacional é a sua proposta de selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais de uma só vez, sendo apelidado de “Enem dos Concursos” devido à sua abrangência e importância para o setor público.
O interesse e a movimentação em torno desse concurso evidenciam a busca por estabilidade e boas oportunidades de carreira no serviço público, especialmente em órgãos federais. A expectativa é que o número de candidatos garantidos na prova continue aumentando nas próximas semanas, demonstrando a relevância e a competitividade desse processo seletivo.