Ao todo, foram 200 pessoas presentes na capacitação, representantes de Superintendências Municipais de Trânsito (SMTTs), Secretarias Municipais de Educação e Gerências Regionais de Ensino. A capacitação tem como propósito promover a educação para o trânsito de forma transversal na grade curricular para estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de escolas públicas e particulares.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, destacou que o objetivo é capacitar representantes de todas as regiões do estado, formando pessoas de 70 municípios. A intenção é trabalhar de forma dinâmica, utilizando plataformas online e investindo na multidisciplinaridade para ampliar e multiplicar a educação para o trânsito.
A diretora de Educação do Dnit, Paula Carnaúba, ressaltou que essa é a primeira experiência de parceria em âmbito nacional. A proposta é trabalhar com segurança viária em diversas disciplinas do currículo escolar, como matemática e português, visando a conscientização dos jovens e uma mudança de comportamento em relação ao trânsito.
Durante a capacitação, estiveram presentes representantes do município de Branquinha, entre eles, o técnico educacional Cícero Rufino Góes, que ressaltou a importância da formação para aplicar o conteúdo com os alunos e proporcionar-lhes uma visão mais abrangente do cuidado que precisam ter no trânsito.
Os professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Jorge Luiz Hermenegildo e Leia Mayer, ministraram a palestra, destacando o desafio de levar a educação para o trânsito para todos os municípios e a importância de incluir o tema de trânsito no dia a dia das escolas.
Além disso, a capacitação irá acontecer também nas regiões do Agreste, em Arapiraca, nesta terça-feira (20), e no Sertão alagoano, em Santana do Ipanema, na quarta-feira (21). A iniciativa visa disseminar o conhecimento e preparar profissionais para educar as novas gerações sobre a importância de boas práticas no trânsito.