ALAGOAS – “Projeto de Oficina de Máscaras selecionado pela Lei Paulo Gustavo promove ação de arte e sustentabilidade para alunos da rede pública estadual em Alagoas”

Na tarde desta terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2024, o projeto Oficina de Máscaras Beth Krisam, selecionado pela Lei Paulo Gustavo em Alagoas, deu início a uma semana de confecção de máscaras para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Virgínio de Campos, localizada no bairro Ponta da Terra, em Maceió. A ação, que vai até o dia 23 de fevereiro, tem como objetivo promover a arte e sustentabilidade na capital alagoana, e acontecerá das 13h às 17h.

O projeto foi aprovado por meio do edital nº 21/2023 de chamamento público para seleção de propostas de artes visuais – concurso José Achiles Escobar da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A iniciativa é gerenciada pela artista visual e especialista em Educação e Meio Ambiente, Beth Krisam, e tem foco na utilização do papel, especialmente o papel machê e materiais reaproveitados.

Os produtos elaborados durante a oficina farão parte da exposição “Mascarando-se”, que acontecerá no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), de 27 de fevereiro a 8 de março. A exposição será aberta ao público com visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 17h.

A importância do projeto foi destacada pela secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, que expressou sua satisfação com a iniciativa, ressaltando a importância do acesso à cultura para todos os alagoanos.

Além da confecção de máscaras, o projeto também inclui capacitação sobre acessibilidade, palestras sobre máscaras e seus tipos, palestras sobre teatro, exposições e outras atividades práticas. A equipe envolvida conta com profissionais diversificados e capacitados, como atores, diretores de teatro, produtores culturais, artistas visuais, educadores, designers gráficos e instrutores de arte e cultura.

Segundo a responsável pelo projeto, Beth Krisam, a arte tem um poder enorme na educação das pessoas, especialmente dos jovens, e toda ação de formação e capacitação é muito necessária para Alagoas.

Sendo assim, a Oficina de Máscaras Beth Krisam se destaca como um importante projeto cultural, promovendo a arte, a sustentabilidade e a formação de jovens na capital alagoana, graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Sair da versão mobile