A capacitação teve início com uma palestra intitulada “Entre a incapacidade e a deficiência: critérios de acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais”, ministrada pela assistente social Andrêssa Amorim. Durante a palestra, foram abordados temas como os benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a distinção entre esses benefícios e os destinados a pessoas com deficiência, tanto previdenciários quanto assistenciais.
Andrêssa Amorim, que atua no INSS e é doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ressaltou a importância do Serviço Social em orientar os pacientes sobre seus direitos e acessos possíveis. Ela afirmou: “Quando se consegue diferenciar para qual tipo de benefício encaminhar as pessoas, é possível reduzir as dificuldades que elas têm em relação a esses acessos, seja dentro do INSS ou em outras políticas sociais. Assim eles vão conseguir identificar qual a demanda exata para encaminhar corretamente e também quais os documentos necessários para que essas pessoas possam ter esses acessos”.
A coordenadora do Serviço Social do HEA, Thaysa Mariá, destacou que esta é apenas a primeira de uma série de capacitações propostas para a equipe ao longo do ano de 2024. Ela explicou: “Todos os meses vamos trazer uma temática que seja do nosso contexto de atuação profissional, para estar qualificando a equipe e renovando nossos conceitos, porque a realidade é dinâmica, então a gente também precisa se atualizar”.
Rosana do Nascimento, assistente social, expressou a importância da capacitação para os profissionais da área, salientando: “Para quem é profissional é muito importante estar se reciclando, em busca de novos conhecimentos para poder trabalhar as melhorias com os usuários. Humanizando cada vez mais o olhar, o serviço, sempre buscando facilitar todos os processos para os pacientes e familiares. A capacitação é de extrema importância, por isso é gratificante estar aqui aprendendo mais”.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou que essa é uma iniciativa que reflete o compromisso da instituição em promover a qualificação permanente da equipe, visando sempre à melhoria no atendimento e na assistência aos usuários. Essa capacitação para os profissionais de Serviço Social marca o início de um ciclo de atualizações e aprendizagem que será implementado ao longo do ano, com o intuito de manter a equipe apta a lidar com as demandas constantes da área de atuação profissional.