No dia 14 de março, será realizado o Encontro Municipal de Diálogos Feministas Antirracistas, em memória de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, que foi brutalmente assassinada em 2018. O objetivo do encontro é discutir temas relacionados à política de igualdade de gênero e étnico-racial.
Já no dia 21 de março, está previsto o 1º Ciclo de Conversas no Território – (Sobre)vivências Negras e os Desafios da Cidadania diante do Racismo, que será realizado no bairro do Benedito Bentes. Neste evento, a ideia é refletir sobre o combate ao racismo a partir das experiências vividas nas comunidades.
É importante ressaltar que o dia 21 de março foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória do Massacre de Shaperville, na África do Sul, em 1960.
A presidente do Compir, Arísia Barros, destacou a importância desses eventos para o início do cronograma de atividades do grupo. Segundo ela, a intenção é promover diálogos e troca de experiências sobre o ideário antirracista, com o objetivo de coletar memórias e registrar aprendizados e saberes das comunidades periféricas.
Além dos eventos, o Comitê também decidiu lançar um podcast, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), para contar histórias de pessoas pretas de Maceió. A iniciativa tem como meta o enfrentamento e combate ao racismo, que é crime no Brasil, sugerindo, acompanhando e monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital alagoana.
O Compir é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), e conta com a participação de representantes de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió. A expectativa é que essas ações contribuam de forma significativa para a promoção da igualdade racial e para o combate ao racismo na cidade.