ALAGOAS – Mais de 14 mil carteiras de identidades prontas para entrega estão encalhadas nos postos de atendimento em Alagoas. Saiba como acompanhar o processo.

Mais de 14 mil carteiras de identidades estão encalhadas nos postos de atendimento em Alagoas. Um levantamento realizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica apontou que na capital são 5.791 documentos esquecidos, enquanto no interior do Estado a quantidade chega a 8.874, totalizando 14.665 carteiras prontas para entrega. Esses números alarmantes revelam a falta de retirada por parte dos requerentes, o que pode ser evitado com o uso do Sistema de Acompanhamento on-line do RG do Instituto de Identificação.

Segundo o relatório divulgado, muitas vezes o esquecimento das carteiras de identidade se deve ao desconhecimento dos requerentes sobre o serviço oferecido pelo Instituto, que possibilita acompanhar o processo de emissão do documento de forma segura e sem sair de casa. O sistema RG Online foi desenvolvido com o intuito de facilitar a vida dos cidadãos, evitando deslocamentos desnecessários aos postos de atendimento apenas para verificar a disponibilidade do documento.

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, ressaltou a importância de os cidadãos conhecerem essa ferramenta, que permite verificar o status da impressão da carteira de identidade. Logo após o atendimento presencial para dar entrada no processo de emissão, o requerente recebe um comprovante com o prazo de entrega e o protocolo de acompanhamento on-line. Com essas informações em mãos, é possível acessar o sistema e verificar a situação do documento, sendo avisado quando estiver pronto para ser retirado.

Para utilizar o Sistema de Acompanhamento on-line do RG, basta acessar o site da Polícia Científica, ir até a área de serviços, selecionar a opção “Carteira de Identidade” e clicar em “Acompanhamento RG”. Informando o número do protocolo de abertura do processo ou o CPF, o requerente poderá acompanhar de forma segura e conveniente, diretamente de sua casa, o status da sua nova Carteira de Identidade Nacional. A iniciativa visa facilitar a vida dos cidadãos e garantir que os documentos não fiquem acumulados nos postos de atendimento, aguardando a retirada dos requerentes.

Botão Voltar ao topo