De acordo com Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do Concurso Público Nacional Unificado, a parceria com os Correios assegura um nível de segurança equivalente ao já conhecido Enem, e até mesmo superior. As provas serão aplicadas em 220 cidades brasileiras, abrangendo todas as unidades da Federação.
Um dos pontos de destaque em relação à segurança do processo seletivo é a coleta das digitais e a realização de um exame grafológico em todos os 2,1 milhões de candidatos inscritos. Esses procedimentos serão realizados quando os candidatos acessarem o cartão de confirmação, que estará disponível na página do concurso a partir do dia 25 de abril, mas não será enviado para suas residências.
Segundo informações divulgadas pelo ministério, o Concurso Unificado conta com um total de 6.640 vagas em 21 órgãos federais, sendo disputadas pelos 2,1 milhões de candidatos inscritos, entre pagantes e isentos. Além disso, destaca-se que as mulheres representam 56% do total de participantes, evidenciando a presença feminina no mercado de concursos públicos.
Com a proximidade da data do exame, os candidatos e a sociedade em geral aguardam com expectativa o desdobramento desse importante processo seletivo, que visa preencher vagas em órgãos federais e promover a renovação e qualificação do funcionalismo público no país.