Durante a reunião, foram debatidos diversos temas, como a importação de alimentos no estado, a contratação de uma empresa para elaborar o Plano SAN, a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a implantação do Consea nos municípios. Essas ações são fundamentais para combater as desigualdades sociais e promover a segurança alimentar da população em situação de pobreza e extrema pobreza.
“A Caisan está fornecendo todos os instrumentos necessários para auxiliar os municípios na criação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional. Essa etapa é crucial para a elaboração de um plano estadual eficaz, que nos permitirá identificar as necessidades de cada cidade e garantir que os recursos dos governos federal e estadual cheguem às pessoas que mais precisam”, afirmou Kátia Born.
Representantes da Seades, Seduc, Semudh, Seagri, Gabinete Civil e Emater participaram da reunião. A Caisan faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e tem como atribuição articular e estimular a integração das políticas e planos de segurança alimentar e nutricional no estado, bem como garantir o encaminhamento das recomendações do Consea aos órgãos de governo e apresentar relatórios periódicos ao conselho.
Essa iniciativa tem como objetivo principal promover a segurança alimentar de forma efetiva, visando reduzir as desigualdades sociais e garantir o acesso a alimentos de qualidade para toda a população de Alagoas. A comissão agora terá a responsabilidade de elaborar um plano que atenda às necessidades específicas de cada região do estado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos.