A competição, que é de extrema importância para a classificação para a Olimpíada de Paris, está sendo transmitida ao vivo pela Judo TV e pelo perfil do Time Brasil no YouTube. Essa medalha de bronze representa muito para Willian Lima, que destacou a evolução que vem alcançando ao longo das competições. Com participações anteriores em Paris e Baku, o judoca ficou em 7° e 5° lugares, respectivamente, antes de conquistar essa medalha no Grand Slam de Tashkent.
Antes da disputa pelo bronze, Willian Lima venceu três lutas consecutivas com waza-ari, passando pelos adversários Huan Hernandez, Abderrahmane Boushita e Murad Chopanov. Após perder na semifinal para o israelense Baruch Shmailov, o judoca brasileiro reuniu forças e conseguiu a vitória que o garantiu no pódio.
No entanto, o dia não foi favorável para todos os atletas brasileiros, com a campeã olímpica Rafaela Silva sendo eliminada na estreia pela polonesa Arleta Podolak. Já a judoca Natasha Ferreira venceu sua primeira luta, mas acabou sendo eliminada na sequência ao receber três punições na luta contra a turca Tugce Beder.
Com a contagem de pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô em andamento desde julho de 2022, o Grand Slam de Tashkent se torna uma etapa crucial para os atletas garantirem suas vagas para Paris 2024. A competição seguirá até domingo, com a participação de vários outros judocas brasileiros em busca de novas conquistas.