MACEIÓ – Secretária de Educação de Maceió apresenta ações para solucionar problemas na rede pública em reunião com Ministério Público de Alagoas

Na última quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) apresentou ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) as ações adotadas para solucionar problemas históricos de infraestrutura na rede pública de ensino. A reunião contou com a presença da secretária municipal de Educação, Jó Pereira, e do secretário do Gabinete Civil da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins, sendo recebidos pelos promotores de Justiça Gustavo Arns e Lucas Sachsida.

Durante o encontro, ficou acordado que no dia 15 de março o Município apresentará um detalhamento do cronograma de ações da Semed, que serão acompanhadas de perto pelo Ministério Público. Jó Pereira destacou os desafios enfrentados pela pasta e os avanços já obtidos pela gestão, como a ampliação do número de vagas na Educação Infantil e a expansão da educação em tempo integral.

Além disso, a Semed realizou um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para suprir a demanda de profissionais na rede de ensino e promover suporte às escolas e profissionais. A homologação do PSS foi publicada recentemente, prevendo a convocação de quase 800 profissionais inicialmente.

A Jornada Pedagógica 2024, programada para os dias 4, 5 e 6 de março, foi citada como um importante investimento da gestão na formação dos profissionais da rede municipal de ensino. Outra ação relevante é a aquisição de fardamento completo para os quase 55 mil estudantes da rede pública, que será entregue a partir de março.

No que diz respeito à infraestrutura, a secretária destacou os desafios de realizar reformas e manutenções necessárias nas unidades escolares sem prejudicar o calendário escolar. A Semed tem um cronograma anual de manutenções programadas para garantir a qualidade das instalações.

No que se refere à climatização das unidades escolares, a Semed vem trabalhando em um projeto de requalificação elétrica dos imóveis, visando climatizar todas as escolas até o final de 2024. Unidades como o CMEI José Orlando Cajé e a Escola Municipal Walter Pitombo Laranjeiras já estão totalmente climatizadas, com outros locais em processo de adequação.

A secretária ressaltou a importância de priorizar o fortalecimento do processo de aprendizagem, em diálogo constante com os profissionais da rede. O MPAL foi informado sobre todas essas ações e compreendeu os encaminhamentos propostos pela Semed.

Em resumo, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió tem se empenhado em superar os desafios históricos da educação pública, buscando sempre a melhoria e a qualidade no ensino oferecido aos estudantes da cidade. initWithout prejuízos ao calendário escolar. A Semed tem um cronograma anual de manutenções programadas para garantir a qualidade das instalações.

Sair da versão mobile