ALAGOAS – Março Lilás: Uncisal amplia assistência a mulheres com exames de citologia e mamografia em unidades especializadas.

No mês de março, dedicado à conscientização e promoção da saúde da mulher, as unidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) têm se mobilizado para ampliar a assistência à população feminina. Uma das ações realizadas é a oferta de exames de citologia e mamografia, diariamente, no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e no Centro de Diagnóstico e Imagem prof. Alberto Cardoso (Cedim).

No CPML, localizado no Trapiche da Barra, o atendimento para exames de citologia ginecológica tem sido ampliado com o objetivo de prevenir o câncer do colo de útero. A campanha, que acontece até o dia 25 de março, disponibiliza 15 fichas diariamente, sem necessidade de solicitação médica. As pacientes podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, munidas de documento com foto e cartão do SUS.

Já no Cedim, além das mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos, a unidade também realiza o exame de densitometria óssea para mulheres acima de 50 anos que já se encontram na menopausa, sem a necessidade de apresentar solicitação médica. O Cedim está localizado na sede da Universidade, também no Trapiche da Barra.

Segundo a enfermeira Laura Acioly, responsável pela coleta da citologia do CPML, o exame de citologia é essencial para identificar infecções, lesões precursoras do câncer de colo de útero e outras condições de saúde. Para Telma Amorim, supervisora Assistencial do CPML, as ações realizadas pela Uncisal neste mês dedicado à saúde da mulher demonstram o compromisso da instituição em oferecer serviços de saúde de qualidade à população alagoana.

A iniciativa faz parte da campanha Março Lilás, que visa conscientizar e apoiar as mulheres no enfrentamento das doenças ginecológicas, especialmente o câncer do colo de útero e de mama. A ampliação da assistência nas unidades da Uncisal representa um avanço significativo na promoção da saúde e bem-estar das mulheres em Alagoas.

Botão Voltar ao topo