ALAGOAS – Sistema Coletivo do Agreste paralisado para conserto de vazamentos na adutora e falta de energia compromete abastecimento de nove cidades.

Na tarde desta terça-feira, dia 05/03/2024, o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) foi paralisado para realização de reparos em vazamentos na adutora que abastece os bairros da parte baixa de Arapiraca e outras sete cidades da região. A paralisação se deu em decorrência de rompimentos em anéis da rede de distribuição localizados nas ruas Dom Felício de Vasconcelos, no Centro, e Florêncio Apolinário, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca.

Equipes técnicas da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estão em campo para realizar os reparos emergenciais necessários. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda nesta terça-feira, com o restabelecimento gradual do abastecimento nas cidades atendidas ao longo da noite e madrugada.

Além dos vazamentos, tanto o SCA quanto o Sistema Adutor do Agreste (SAA) foram impactados por falta de energia elétrica, o que resultou na inoperância das captações de água bruta e estações elevatórias. Esta interrupção durou cerca de 30 minutos e afetou o abastecimento das áreas atendidas por esses sistemas.

Outro ponto que requer atenção é o rompimento na adutora de 400 milímetros de diâmetro, que ocorreu no dia anterior devido às atividades de uma máquina da prefeitura de Arapiraca em obras de macrodrenagem. A previsão é de que os reparos sejam concluídos até às 19h de hoje, com a retomada gradativa do bombeamento de água.

A Casal disponibilizou o telefone 0800 082 0195 para que os moradores possam obter mais informações sobre os incidentes e o andamento dos reparos. O serviço funciona das 7h às 20h e a ligação é gratuita. A população afetada deve ficar atenta e aguardar a normalização do abastecimento, que pode levar até 24 horas após a conclusão dos trabalhos.

Botão Voltar ao topo